quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Livraria Independência participa da maior feira escolar da América Latina, em São Paulo



Em preparação ao período de volta às aulas de 2017, a Livraria Independência, ano a ano, tem buscado se antecipar aos lançamentos que acontecem no setor escolar através dos eventos que ocorrem nos principais centros econômicos do país. 


Nesse intuito, mais uma vez, marcou presença na maior feira escolar da América Latina: a Escolar Office Brasil, que aconteceu no período de 7 a 10 de agosto de 2016 no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.



Durante o evento, o diretor comercial da Livraria Independência, Thiago Gonzaga, esteve em visita ao estande da DERMIWIL, onde foi recepcionado pelo gerente regional da marca, Sr. Ricardo Ferreira.


Escolar Office Brasil aquece negócios do setor de papelarias

Feira encerrou edição comemorativa de 30 anos marcada por grande movimento de compradores e volume de negócios. 

































De 7 a 10 de agosto, a 30ª Escolar Office Brasil – Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escolas e Escritórios cumpriu as expectativas de retomada da confiança do setor e impulsionou os negócios entre expositores, papeleiros e demais varejistas.
Corredores cheios, estandes movimentados, muitas vendas e relacionamento, além de conteúdo profissional qualificado são elencados como pontos positivos por alguns dos 150 expositores que participaram dessa edição comemorativa de 30 anos.

A feira recebeu a visita de 13.087 profissionais do setor, sendo que 8.637 (66%) foram compradores do Brasil e do exterior. Ou seja, de cada 3 visitantes desta edição, 2 foram compradores de papelarias, bazares, lojas de presentes e brinquedos e supermercados, focados em realizar negócios com as empresas expositoras.

Os visitantes internacionais vieram de 16 países: Antilhas Holandesas, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Turquia e Uruguai.
Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, promotora da Escolar Office Brasil, a feira cumpriu sua missão mais uma vez. “A mesma missão que assumimos há 30 anos, quando criamos a Escolar: trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento do setor de produtos para papelarias, material escolar e de escritório. Um setor forte merece uma feira forte”.

O executivo acredita que, no ano que vem, a feira vai aquecer ainda mais os negócios do setor. “Com a retomada da economia, a mudança da feira para o Expo Center Norte, o retorno de várias empresas e o aumento de conteúdo profissional nas palestras e workshops, temos certeza de que a Escolar 2017 reforçará seu papel de evento fundamental para fabricantes e varejistas”.

Mais conteúdo

Uma das novidades da 30ª Escolar foi a ampliação da oferta de conteúdo profissional para expositores e visitantes. Foram mais de 25 horas de palestras e workshops divididos em várias atividades, como:

Ciclo de Gestão Sebrae SP, com palestra macro sobre as principais tendências mundiais para o varejo e apresentações rápidas voltadas para gestores de papelarias;

Painel de Licenciamento com executivos da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) sobre a importância de personagens e marcas no material de papelaria;

Palestra especial sobre oportunidades dos Brinquedos Educativos no mix de produtos das papelarias, por Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ);

Escolar Experience, um conjunto de apresentações feitas pelas empresas expositoras para ensinar a funcionalidade de seus produtos;

3º Seminário de Educação Escolar Office Brasil, promovido pela Francal Feiras em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (ABIGRAF-SP), para debater temas atuais e relevantes, que indicam novos caminhos para a Educação no Brasil;


Cartão Material Escolar

Por sua relevância para o setor e para a Educação e para a indústria e varejo de produtos para papelaria, o Cartão Material Escolar recebeu destaque especial nessa edição da Escolar Office Brasil.
Além dos aspectos econômicos – estimulo à economia local, manutenção do emprego e aumento da arrecadação – a implantação desse sistema, que substitui as compras governamentais por um crédito para os alunos, promove a cidadania e eleva a autoestima ao permitir que crianças, jovens e seus pais exerçam a liberdade de escolha e direito de compra.

O tema foi detalhado num painel realizado na Arena do Conhecimento, e também num estande exclusivo das entidades ABFIAE, ABIGRAF SP, ADISPA, Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias e SIMPA, juntamente com a Fecomercio-SP e FACESP. O espaço abrigou palestras rápidas e plantão de dúvidas. Já implantado no Distrito Federal, Maranhão e algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais, o cartão atinge hoje 2 milhões de alunos.
No Painel Cartão Material Escolar, Ricardo Carrijo, diretor de Relações Institucionais da ABFIAE avaliou que se o sistema fosse adotado pelo Estado de São Paulo, mais 4 milhões de crianças e jovens seriam beneficiadas. Em seguida, Giovani Guerra, diretor de Produtos da Federação das Associações Comercial do Estado de São Paulo – FACESP, comentou sobre a plataforma tecnológica desenvolvida pela entidade que facilita a implantação do cartão nos municípios. Além de prática e segura, oferece um custo
menor, pois se trata de uma solução pronta e testada.

Um dos municípios que vem concedendo o crédito para os alunos comprarem seu material é Agudos, no interior de São Paulo. Vinícius Carvalho, presidente da associação comercial da cidade, relatou o passo a passo da implantação do sistema que atingiu os 3 mil alunos da rede municipal. O fomento da economia local, segundo ele, foi visível: em três anos, as duas papelarias da cidade viraram oito. Nair Assad, secretário de Educação do município paulista de Capivari, também contou como se deu a aplicação do Cartão Material Escolar na cidade, que beneficiou 7.300 alunos e as 11 papelarias instaladas.

O mais complexo “case” foi apresentado por Ana Gabriela Borges, secretaria adjunta de Renda e Cidadania do Maranhão. O Estado implantou o Cartão Material Escolar nos 217 municípios, que somam mais de um milhão de alunos na rede pública. Ana falou da opção do governador Flavio Dino em vincular o Bolsa Escolar às famílias atendidas pelo Bolsa Família, o que demandou o envolvimento do Banco do Brasil e exigiu um enorme esforço de logística, com participação dos Correios e empresas licitadas.

Além dessas apresentações, um espaço também voltado à capacitação ofereceu visitas guiadas por consultores do SEBRAE SP durante os quatro dias da feira: a Papelaria Modelo. O local simulou uma papelaria de verdade, onde foram aplicadas as mais modernas técnicas de vendas, como a distribuição racional dos produtos, visual merchandising etc.

A Escolar Office Brasil 2016 reuniu 150 empresas de cadernos, instrumentos de escrita e medição, mochilas, papéis em geral, embalagens, brinquedos e materiais didáticos e educativos, presentes, artigos para festas, papelaria fina, papéis em geral, suprimentos para escritório e informática, produtos e serviços para escolas e muitos outros itens. Destes, 44 foram internacionais, vindos de países como Argentina, Canadá, China, Índia, México, Panamá, Peru, Reino Unido, Taiwan, Turquia e Vietnã.

Em 2017, evento acontece em novo local, o pavilhão do Expo Center Norte, de 23 a 26 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário