terça-feira, 21 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA - O que toda mulher precisa saber sobre o câncer de mama


Você sabia? 
Quando diagnosticado cedo, a chance de cura do câncer de mama pode chegar a 95%.

Na luta contra o câncer, a informação é a maior aliada da mulher. Por isso, confira as principais perguntas e respostas para você entender sobre o câncer de mama e qual a melhor forma de vencê-lo.

O que é câncer de mama?

O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.

O que causa o câncer de mama?

Muitos fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolver câncer de mama, mas ainda não se sabe exatamente como alguns desses fatores de risco tornam as células cancerígenas.

Qual a importância do autoexame?

O autoexame das mamas através do toque é a maneira mais popular e divulgada para detectar o câncer de mama. A importância do autoexame das mamas reside no autoconhecimento e autocuidado das mamas.

O aparecimento de caroços indica a presença do câncer de mama?

Nem sempre. Em 80% dos casos os caroços são benignos. Existem mutações que fazem com que uma célula apenas se divida exageradamente, mas não tenha a capacidade de invadir outros tecidos. Isto leva aos chamados tumores benignos ou não cancerosos.

É possível evitar o câncer?

Existem fatores de risco para o câncer de mama que podem ser considerados fatores modificáveis e outros não modificáveis (idade, histórico familiar, mamas densas).

Dentre os fatores modificáveis, você pode ajudar a prevenir o câncer mantendo um peso saudável, uma dieta balanceada, fazendo atividade física, não fumando e não ingerindo bebidas alcoólicas em excesso.

A partir de que idade deve-se fazer a mamografia?

O rastreamento mamográfico consiste em realizar mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais. Para mulheres de risco elevado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade. A partir dos 70 anos, a frequência dependerá do critério médico.

Mulheres a partir dos 40 anos de idade têm amparo na Lei 11664/08 para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento.

Quais os sintomas do câncer de mama?

O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como: nódulo único endurecido, abaulamento de uma parte da mama, edema (inchaço) ou eritema (vermelhidão) da pele, nódulo em uma das mamas, dor na mama ou mamilo.

Quem procurar se tiver sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama?

Paciente que sente alguma alteração nova na mama deve procurar o ginecologista que a conheça ou um mastologista. É importante levar para a consulta, as últimas mamografias.

Como é feito o tratamento do câncer de mama?

Existe, nos dias de hoje, um grande leque de opções de tratamento para o câncer de mama. Para cada tipo e estadiamento da doença são várias as opções.

O princípio da terapia curativa do câncer de mama é a cirurgia. Em determinadas situações, dependendo do estadiamento da doença, está indicada a radioterapia, seja como complemento ao tratamento curativo cirúrgico, seja como parte de tratamento paliativo, para diminuir sintomas relacionados à doença.

O tratamento sistêmico, constituído pelas modalidades de quimioterapia, hormonioterapia e terapia alvo, pode ser indicado tanto como complemento ao tratamento cirúrgico curativo, quanto como tratamento paliativo.

O câncer de mama tem cura?


Quando diagnosticado em estágio inicial a chance de cura do câncer de mama pode chegar a 95%. No Brasil cerca de 45% dos casos da doença são diagnosticados em estágios avançados, ou seja, não são possíveis de serem curados.

*Fonte: Instituto Oncoguia

Nenhum comentário:

Postar um comentário