segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Corredor Cultural ganha o nome de Gonzaga Chimbinho

  • Por Janaína Holanda

    O Corredor Cultural na Avenida Rio Branco já tem um patrono. O espaço ganhou o nome do professor Antônio Gonzaga Chimbinho, um dos principais incentivadores culturais de Mossoró. Uma homenagem e reconhecimento da Prefeitura ao trabalho de quem se dedicou por doze anos à antiga Fundação Municipal de Cultura.

     
     
    O descerramento da placa com o nome do patrono aconteceu na noite desta sexta-feira (26), na Praça Ulrick Graff, ao lado da Estação das Artes e contou com a presença do prefeito Francisco José Júnior, secretária Municipal da Cultura, Isolda Dantas, governadora Rosalba Ciarlini, vereador Genivan Vale, além de familiares, amigos e admiradores do homenageado.
    “Batizar o Corredor Cultural de Mossoró com o nome de Gonzaga Chimbinho é mais do que fazer justiça a seu legado. É poder dizer toda vez que seu nome for repetido, muito obrigado por tudo que fez por Mossoró”, disse o prefeito, que sancionou a Lei Nº 3.132, de 10 de março de 2014, que denomina o corredor cultural de “Professor Antônio Gonzaga Chimbinho”.
    O filho Thiago Gonzaga agradeceu a homenagem e falou em nome da família Chimbinho. “Passado um ano e seis meses da morte do nosso pai, muito nos alegra vir aqui para essa homenagem porque muitos dos que estão aqui reconhecem o seu amor pela cultura. Nossas palavras são de agradecimento por este reconhecimento”, falou bastante emocionado.


    A quadrilha-mirim Cestinha de Flores também fez uma homenagem a Gonzaga ao mostrar um banner com a fotografia do professor. 

    Nos 12 anos que passou na Fundação de Cultura de Mossoró, Gonzaga Chimbinho instituiu os principais projetos culturais da cidade como o  Mossoró Cidade Junina e a Festa da Liberdade, que hoje colocam o município em destaque nacional.
    O professor Gonzaga Chimbinho foi o fundador da Livraria Independência, reitor da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN), hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e presidente da Fundação Municipal de Cultura.
    * Fonte: www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário