Por: Paulo César de Oliveira - Blog do PC
O setor de Cerimonial da Prefeitura de Mossoró ultima os preparativos para a realização do Ato de Sanção da Lei que dará a denominação de "Prof. Antônio gonzaga Chimbinho" ao Corredor Cultural da Avenida Rio Branco
O Ato de Sanção e Desserramento de Placa está sendo preparado e será feito na primeira quinzena de março, em data a ser definida, no Memorial da Resistência, segundo nos informou a atual secretária de comunicação de Mossoró, jornalista Mirela Ciarline.
Junto com o Ato, segundo Mirela, será feito o lançamento do Calendário 2014 de apresentações artísticas e musicais a ser desenvolvida, mês a mês, pela Secretaria de Cultura do município justamente no local que passará a receber o nome do homenageado.
Reconhecimento em forma de Lei
Aprovada no último dia 04 de dezembro, pela Câmara Municipal de Mossoró, à unanimidade, a Lei - de autoria do vereador Genivan Vale - que denomina com o nome do saudoso Professor Antônio Gonzaga Chimbinho o nosso Corredor Cultural, que abrange parte da Av. Rio Branco, foi uma forma de reconhecimento por parte dos vereadores locais, legítimos representantes do povo da cidade ao homenageado pelos seus relevantes serviços na àrea da cultura de nossa cidade.
Dar o seu nome ao mais importante "Corredor Cultural do Estado" - palco para realização de grandes eventos e onde se encontra a maior oferta de equipamentos de entrenimento e lazer (públicos e privados) - é sem dúvida uma justa homenagem feita por todos os mossoroenses a quem foi um baluarte da cultura mossoroense, tendo como uma de suas principais obras a criação do evento Mossoró Cidade Junina, um dos maiores do país no gênero.
Homenageado
Antônio Gonzaga Chimbinho faleceu no dia 2 de Março de 2013, em Natal, onde se submetia a tratamento contra um câncer linfático. Uma perda para Mossoró, prestes a completar um ano.
Ex-reitor da Uern e ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura 1997/2003, o Professsor Antônio Gonzaga Chimbinho já havia escolhido na iniciativa privada promover o seu tema preferido quando em 1975 fundara a Livraria Independência, para quem o mesmo sempre buscou adotar lema: "O ponto da cultura mossoroense".
Homenagens
Dígno de todas a homenagens, o seu funeral aconteceu justamente no local que agora receberá o seu nome.
Estação das Artes: últimos aplausos
Com um certo ineditísmo, velado que foi no teatro Dix-huit Rosado - muito próximo do cemitério - o seu féretro cumpriu um cortejo de forma a passar pelo interior da Estação das Artes Eliseu Ventania, para uma última homenagem diante do palco que ele tanto ajudou a rechear de cultura e alegria.
A Câmara Municipal, como legítima representante do povo, acertou realmente em cheio, pois o nosso Corredor Cultural não poderia realmente ficar sem esta justa homenagem ao homem que tanto fez pela nossa cultura.
Ele entendeu como ninguém o quanto uma sociedade também precisa saciar a fome do saber e a sede da cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário