domingo, 3 de março de 2013

Gonzaga Chimbinho - uma história de luta em prol da cultura mossoroense

A cultura local perde o criador do Mossoró Cidade Junina




O professor, empresário e político Antônio Gonzaga Chimbinho perdeu a luta contra o câncer. Ele morreu no início da noite deste sábado (2) na UTI do Hospital Natal Center, na capital do Estado, onde estava internado havia dias. A família está nesse momento (21h) esperando a liberação do corpo para ser trazido para Mossoró. O velório será no Teatro Municipal Dix Huit Rosado, em Mossoró.
Gonzaga Chimbinho lutou contra câncer há mais cinco anos. Ele descobriu a doença quando ainda era presidente da Fundação Municipal de Cultura. A partir daí, iniciou o longo tratamento. No final de 2012, o quadro se agravou e a equipe médica conscientizou a família sobre a situação irreversível.
Antônio Gonzaga Chimbinho construiu história vitoriosa em Mossoró. É fundador da Livraria Independência, foi reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na época Furrn, e foi presidente por 12 anos da Fundação Municipal de Cultura.
Foi na sua gestão que a então prefeita Rosalba Ciarlini (DEM) criou o  Mossoró Cidade Junina e o Auto da Liberdade, eventos que colocaram Mossoró na agenda cultural do País.

Por tudo o que fez pela cultura, Mossoró rendeu homenagem em 2012, na abertura do Mossoró Cidade Junina.
Na política, Gonzaga Chimbinho chegou a ser cogitado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e de vice-prefeito de Mossoró, mas a sua marca ficou registrada ao conseguir eleger o cunhado Antônio Capistano deputado estadual.
Velório - O corpo de Gonzaga Chimbinho será velado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a partir das 11h. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério São Sebastião.


* Com informações: De Fato.com
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário